sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Herbert de Perto


Ontem fui ao falido cinema do Aeroclube com 2 colegas da faculdade pra assistir o documentário de Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso. SÓ TINHA NÓS 3 NO CINEMA!
O filme é muito bom, fala bastante da história dele com a música, da sua adolescência rebelde. Muitas coisas que eu nem desconfiava como, os pais dele serem paraibanos, ele ter feito faculdade de arquitetura... enfim.
Não sou muito fã dos Paralamas não. E o que me chamou mais atenção foi a mudança do Herbert depois do acidente. Foi algo completamente gritante!
Antes do acidente mostra ele bem novo falando que não importava o que acontecesse, mesmo uma tragédia, ele ia começar do zero e ele já na cadeira de rodas, se assistindo, fala: 'não sabe o que tá falando'.
Mostra os Paralamas antes do show se divertindo, brincando. Mostra ele e sua família indo pra Angra. Tem uma entrevista dele em frente ao seu ultraleve, depois ele voando no litoral do Rio de Janeiro com o seu pai.
Em 2001, ele ia a uma festa de Dado Vila Lobos, do Legião Urbana. Pilotando seu avião com a esposa, a inglesa Lucy e caiu numa praia do Rio de Janeiro. Ela morre, ele fica de cadeira de rodas.
A mãe do Herbert conta que ele não se recorda do acidente, mas lembra de ter visto Lucy indo por um caminho e quando ele ia segui-la ela falava: "Volte Herbert, eu já morri! Você ainda tem uma missão, cuidar dos nossos filhos."
É de arrepiar!
Depois disso, ele ficou em coma, quase morreu e se recuperou aos poucos. Voltou a cantar, mas continua na cadeira de rodas.
No meu ponto de vista, Herbert hoje é uma pessoa amarga. Seu irmão Hermano fala que ele sente dores de cabeça todos os dias. Mas sabemos que um trauma desses de virar a vida de cabeça pra baixo, as vezes nem tem recuperação. Imagina perder o amor da sua vida? Nem quero pensar.
Depois disso, em um show do Maracanã, ele fala sobre o acidente que sofreu que o deixou na cadeira de rodas e onde ele perdeu o amor de sua vida. Dedica a música que nem consegue cantar inteira por não alcançar as notas: 'Se eu não te amasse tanto assim...'
Eu simplesmente me arrepiei com essas partes. O filme passou uma lição boa pra mim. Pensava em várias coisas ao mesmo tempo! Hoje fiz uma arrumação no meu quarto, joguei fora o que não presta, vim escrever no blog, tô indo a um estádio assistir futebol pela 1 vez, revi muitas coisas, pensei, pensei, pensei...
É clichê, mas "É preciso saber viver!"
Pra que você ta aqui colega?
ame. sonhe. lembre. reaja. desculpe. faça as pazes. declare-se. assuma. VIVA.


Um comentário:

  1. Thatiana, muito legal o teu texto. Sou daqui de Salvador e tenho um blog como vc. O assunto é Paralamas. Só um detalhe: o show em que o Herbert cantou "Se eu não te amasse tanto assim" não foi no Maracanã e sim no Festival de Verão, aqui mesmo em Salvador. Estava lá, ao vivo e esse momento foi de arrepiar. Quando vi no filme quase caí pra trás ! Meu blog fica em http://tendoolua.blogspot.com. Se vc clicar no tag Herbert de Perto na direita da página vai ter tudo q publiquei sobre o filme por lá. Um Abraço !

    ResponderExcluir